Cachoeira livre do vírus da dengue, mas ainda em alerta

Exame feito em paciente deu resultado negativo para a doença. Agentes estão visitando casas para orientar sobre cuidados

 

Cachoeira do Sul está por enquanto livre do vírus da dengue. O resultado do exame feito em uma paciente que apresentava os sintomas da doença chegou nesta quinta-feira ao Departamento de Vigilância Sanitária e foi negativo para a dengue, informou a enfermeira Andrea Santos, coordenadora epidemiológica.

Ainda assim, o DVS segue em alerta devido à infestação do vetor, já que foram detectadas larvas do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, em três bairros da cidade – Barcelos, Oliveira, Santo Antônio. A detecção ocorreu em algumas das 145 armadilhas preparadas pelo poder público, que já foram retiradas para evitar a proliferação das larvas.

VISITAÇÃO

Conforme a bióloga do DVS, Rosinele Perez, os 13 agentes de endemias da vigilância e ainda 40 agentes de saúde permanecem no trabalho de visitação às casas para verificar possíveis focos. Ela pede que a população tenha cuidado com pontos que favoreçam o surgimento dos mosquitos, fazendo a limpeza de terrenos e tratamento de piscinas.

Segundo ela, é comum que os cidadãos não procedam a limpeza de piscinas no inverno, o que favorece o surgimento das larvas, que podem ser colocadas mesmo próximas a pontos alagados. “Se já temos presença de larvas no inverno, imagina no verão”, alerta.

IMPORTANTE

Rosinele também comenta que os agentes municipais estarão sempre uniformizados e portando crachá. “Ainda há um certo receio quando os agentes tentam fazer seu trabalho”, contou. Segundo ela, se algum cidadão se sentir inseguro, pode contatar o DVS, no 3723 1351, e questionar o nome do agente de saúde.

 

Comentários