Faltam 7.645 para vacinar

Postos de saúde seguem vacinando contra a gripe até o dia 1º de junho

 

Esta é a última semana para o término da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e ainda precisam ser vacinados em Cachoeira do Sul 7.645 integrantes dos grupos prioritários, que incluem crianças, idosos, gestantes, profissionais da saúde, puérperas e indígenas. A quinta semana da campanha encerrou na sexta-feira com 20.726 doses aplicadas, dentre estas, 15.531 foram dentro dos grupos prioritários, o que equivale a 67,1% da meta de 23.176. Quem também ainda pode se vacinar são os integrantes da população privada de liberdade, os funcionários prisionais e, apenas com receita médica, os doentes crônicos, que já receberam 5.631 doses até sexta-feira.

A coordenadora epidemiológica e de imunização do Departamento de Vigilância Sanitária, Andreia Santos, ainda acredita que é possível alcançar a meta dentro da próxima semana. “Já tivemos registros de campanhas que em apenas um dia três mil doses foram aplicadas. O pessoal costuma deixar para a última hora mesmo. Apesar do movimento ser abaixo do esperado, ainda estamos confiantes”, acrescentou a coordenadora.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Apesar deste grupo ser o mais próximo da meta, Andreia destaca a importância do comprometimento e incentivo dos profissionais de saúde com a campanha. “Além de estarem vacinados, eles também precisam orientar seus pacientes a se vacinarem. O apoio deles faz muita diferença para o alcance do número que esperamos”, frisa. Conforme ela, os profissionais precisam divulgar aos seus pacientes os benefícios da vacina contra a gripe.

O apelo do Departamento de Vigilância Sanitária é mais urgente para as crianças e gestantes. Os dois grupos permanecem distantes da meta e o número preocupa o departamento. A coordenadora Andreia Santos alerta para os riscos entre estes dois públicos. Ambos são os mais frágeis e propícios a serem contaminados pelo vírus. As crianças podem ter complicações severas e ainda correm o risco de ficarem transmitindo a doença por até três semanas. Já as gestantes, se contaminadas no último trimestre da gestação, correm riscos de desencadearem outras doenças que podem levar até a óbito.

SERVIÇO
Onde se vacinar contra a gripe

POSTOS BAIRRO
US1 Centro
ESF1 Promorar
US4 Santa Helena
US14 Marina
US17 Prado
ESF2 Carvalho
ESF3 Noêmia
ESF4 Barcelos
ESF5 Tupinambá
ESF7 Ponche Verde
ESF8 Ferreira

AS METAS
Cachoeira do Sul contra a gripe

CRIANÇAS
* Meta: 4.389
* Vacinados: 1.712 (39,01%)

TRABALHADORES EM SAÚDE
* Meta: 2.868
* Vacinados: 2.026 (70,64%)

GESTANTES
* Meta: 742
* Vacinadas: 375 (50,54%)

PUÉRPERAS
* Meta: 122
* Vacinadas: 96 (78,69%)

INDÍGENAS
* Meta: 73
* Vacinados: 85 (116,44%)

IDOSOS
* Meta: 14.246
* Vacinados: 10.609 (74,47%)

PROFESSORES
* Estimado: 736
* Vacinados: 647 (87,91%)

Fonte: Os números foram divulgados pela coordenadora epidemiológica e de imunização do Departamento de Vigilância Sanitária, Andreia Santos, e são referentes às vacinas aplicadas até o início da tarde desta sexta-feira

Comentários