INSS muda horário e forma dos atendimentos

20 tipos de serviços para manutenção de benefícios ficaram restritos a agendamento por telefone ou internet

 

A partir desta quinta-feira a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Cachoeira do Sul muda o horário e a forma de atendimento ao público.

O horário para atendimento espontâneo (sem hora marcada) passa a ser das 7h às 13h, e das 13h às 17h, só com agendamento. Antes era das 7h às 17h misturando os dois tipos de atendimentos.

Mesmo com a mudança, os atendimentos agendados continuam sendo realizados durante todo o horário de funcionamento das unidades.

Outra novidade é que uma lista de 20 tipos de serviços envolvendo a manutenção de benefícios já concedidos agora fica restrita aos atendimentos agendados, não podendo mais serem solicitados sem hora marcada. “Em geral são segurados que já estão em benefício e querem mudar alguma coisa”,  observa a gerente da agência local do INSS, Andrea Bauer de Freitas,

Até ontem os agendamentos eram apenas para atendimentos considerados prioritários que são para a concessão dos benefícios propriamente ditos, como pedidos de aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-acidente, pensão por morte, entre outros.

LIMITE DIÁRIO

Os agendamentos são feitos pelo telefone 135 ou pelo site da Previdência Social (www.previdencia.gov.br). O limite para agendamentos era de 40 atendimentos por dia. Agora, com o acréscimo de mais 20 tipos de serviços prestados por agendamento Andrea não arrisca dizer quantos agendamentos serão comportados por dia.

“Vai depender do fluxo, faremos um monitoramento para adequar o limite diário dos agendamentos. Os atendimentos para manutenção dos benefícios duram em média 20 minutos, já os prioritários para concessão dos benefícios são um pouco mais demorados, variando de 45 a 60 minutos”, analisa Andrea.

Ela acrescenta que “em média na agência do INSS de Cachoeira os atendimentos prioritários para concessão dos benefícios demoram cerca de 20 dias para ser concedidos, e os atendimentos de mera manutenção são resolvidos em sete dias”.

Comentários