SUS de Cachoeira do Sul transporta mais de mil pacientes por mês

Frota para o serviço inclui 13 veículos e ainda dois ônibus terceirizados

 

A Secretaria Municipal da Saúde transporta todos os meses em torno de 1.050 pacientes para atendimentos especializados, consultas e exames fora de Cachoeira do Sul. O número foi obtido através de um levantamento feito pela pasta e divulgado nesta sexta-feira.

Para garantir o transporte a 20 municípios do estado, a Prefeitura de Cachoeira do Sul tem uma frota com duas vans, duas ambulâncias, seis carros para viagens e três carros para atender as unidades rurais do município, totalizando 13 veículos com 64 lugares disponíveis para a comunidade.

Além desta frota, dois ônibus de uma empresa terceirizada auxiliam no transporte de pacientes para Porto Alegre.
O secretário municipal da Saúde, Roger Gomes da Rosa, explica que o transporte é exclusivo para pacientes do SUS, não contemplando outros planos de saúde como IPE, Unimed e outros.

COMO FUNCIONA

Para agendamento de transporte de saúde, o paciente ou responsável deve comparecer à Secretaria Municipal da Saúde (Rua João Leitão, 1055), no antigo Hospital da Liga. É necessário apresentar documento que comprove o agendamento, cartão do SUS e documentos pessoais.

O serviço é exclusivo para pacientes acamados ou com dificuldade efetivamente constatada, urgência e emergência. Este tipo de transporte especializado requer ainda atestado médico comprovando o quadro do paciente. O direito a acompanhante é para pacientes acima de 65 anos, inferior a 16 anos e pacientes com dificuldade de locomoção ou deficientes com prescrição médica que determine a presença de acompanhante.

IMPORTANTE

O secretário de Saúde explica que os agendamentos devem ser feitos com antecedência de 10 a 15 dias para poder garantir a vaga solicitada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *