Último dia para votar na Consulta Popular

Encerra hoje a votação da Consulta Popular 2018, programa em que os cidadãos são chamados a apontarem obras e serviços prioritários a serem patrocinados pelo governo do estado. Até o começo da tarde de ontem, que foi o segundo dia de coleta de votos, Cachoeira do Sul estava com 4.441 participantes, o correspondente a 6,41% de seu colégio eleitoral de 68.844 votantes. O índice já garante para a cidade, com folga, a participação no rateio do dinheiro da Consulta Popular.

Para cidades do porte de Cachoeira (de 40 mil a 80 mil eleitores) o quórum mínimo determinado pelo Estado é 4%. Nas seis demais cidades do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Jacuí Centro o índice mínimo é de 6% (municípios com até 20 mil eleitores). São Sepé, Paraíso do Sul e Restinga Seca ainda não tinham atingido a meta até o início da tarde de ontem. O município que não conseguir a votação mínima ficará sem recursos do programa. Neste caso o valor será dividido entre as cidades do Jacuí Centro que cumpriram a meta.

10 PROPOSTAS

São 10 propostas e cada eleitor só poderá votar uma vez e em apenas um projeto. A votação é pelo número da proposta. Os cinco mais votados em Cachoeira dividirão em partes iguais os R$ 2.946.961,01 que o governo do estado direcionou para a cidade via Consulta Popular 2018. No caso de algum município do Corede ser desclassificado por não atingir a votação mínima, Cachoeira receberá mais dinheiro. O pagamento das propostas priorizadas está prometido para o ano que vem.

Como votar

* Para participar da votação é necessário ter título de eleitor.

* São três formas de votação: pela internet, por mensagem de celular gratuita e nas ruas, nas seções eleitorais onde voluntários das entidades que buscam recursos da Consulta Popular estarão captando votos por meio de aplicativos de celular disponibilizados pelo Estado.

* São 30 pontos de votação presencial em Cachoeira, sendo 27 fixos e três itinerantes.

* Pela internet a votação será no site www.consultapopular.rs.gov.br.

* Por mensagem grátis o cidadão terá de encaminhar para o número 27902 o texto da seguinte forma: RSVOTO#número do título de eleitor#número do projeto que quer votar, tudo sem espaços.

 

Comentários