Paraná Pesquisas: Sartori lidera disputa para o governo, mas tem mais de 50% de rejeição

Na primeira pesquisa eleitoral para o governo do Estado, divulgada nesta terça-feira (12), o instituto Paraná Pesquisas aponta que o governador José Ivo Sartori (MDB) lidera os três cenários estimulados com percentuais entre 28,3% e 29,9%. Ele é seguido pelos pré-candidatos Eduardo Leite (PSDB), Miguel Rossetto (PT) e Jairo Jorge (PDT), que estariam em situação de empate técnico.

Em quinto lugar aparece Luis Carlos Heinze (PP). O Paraná Pesquisas ouviu 1.540 eleitores em 64 municípios gaúchos, de sete mesorregiões do Estado, entre os dias 6 e 11 de junho. Segundo o instituto, o nível de confiança é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,5%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº RS-01131/2018.

Os dois primeiros cenários incluem a participação dos pré-candidatos Abigail Pereira (PCdoB), Roberto Robaina (PSOL), Mateus Bandeira (Novo) e Hermes Zaneti (PSB) — que não aparece no segundo cenário. No terceiro e último, esses quatro nomes não foram estimulados.

Apesar da liderança nos três cenários, o governador Sartori também tem os índices mais altos de rejeição, com 51,5% dos entrevistados dizendo que não votariam nele “de jeito nenhum”, enquanto 12,5% dizem que votariam nele com certeza. A pesquisa também apurou que 18,3% dos entrevistados consideram o seu governo ótimo/bom, 37,9% regular e 42,2% ruim/péssimo (1,6% não sabe ou não opinou). Em termos de aprovação e desaprovação, os percentuais são de 39,6% e 55,8%, respectivamente (4,5% não sabe ou não opinou). O governador ainda é amplamente o pré-candidato mais conhecido, com apenas 0,9% dos entrevistados tendo respondido que não o conhecem suficientemente para opinar.

Comentários